O que é o Pré-colóquio Paulo Freire?

 Pré-colóquio Paulo Freire é um evento extensionista gratuito comemorativo dos 100 anos do patrono da Educação Brasileira, construído de forma coletiva, buscando propiciar espaços de discussão, sistematização e produção do conhecimento acerca da filosofia educacional de Paulo Freire, envolvendo sujeitos de diferentes setores da sociedade que reivindicam o pensamento do educador na construção de suas ações.

O evento se constitui como uma ação do Projeto de Extensão 100 anos de Paulo Freire: diálogos e afetos, da Faculdade de Educação da UFRJ e também como uma atividade preparatória do XI Colóquio Internacional Paulo Freire “100 anos de Paulo Freire: da leitura do mundo à emancipação dos povos”, organizado pelo Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisa.

O pré-colóquio está organizado a partir das seguintes modalidades:

  •         manifestações culturais,
  •          mesas de diálogos,
  •          sessão de comunicação oral 

 

Quando será realizado? Por que essa data?

No ano de 2021 comemoramos o Centenário de Paulo Freire. Nascido em 21 de setembro de 1921, o educador que trouxe inúmeras contribuições para a educação, tem ainda hoje seu pensamento materializado em ações de diferentes setores de nossa sociedade, mostrando toda a contemporaneidade de suas discussões.

A escolha da data para realização do pré-colóquio, dias 3 e 4 de maio de 2021, guarda em si um simbolismo, pois o educador faleceu em 2 de maio de 1997, mas, apesar de não mais estar fisicamente entre nós, queremos reforçar que suas ideias continuam presentes, nos convidando a refletir sobre as relações de poder marcadas pela desigualdade social. Em especial, quando vivemos em meio a pandemia do Covid-19, que desafia a humanidade a repensar suas formas de organização, bem como sua concepção de homem e de mundo.

 

Por que “pré-colóquio”?

Este evento, construído em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisa Paulo Freire, surge ainda como possibilidade de se constituir como espaço de organização e discussão temática preparatória para o XI Colóquio Internacional Paulo Freire, com a participação de diferentes instituições e setores da sociedade brasileira e internacional que agregam em suas práticas e pesquisas o pensamento de Paulo Freire.

 

De que forma ele acontecerá?

 O fato de o evento acontecer em meio à pandemia, obriga-nos a pensar em novas formas de organização que respeitem o distanciamento social, ao mesmo tempo em que nos permitem dialogar com sujeitos de distintos lugares do Brasil. Assim, o encontro ocorrerá de forma remota, envolvendo transmissão ao vivo e salas de diálogo virtual, a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação. Os debates serão organizados a partir dos seis eixos temáticos indicados na próxima aba.

Quais são os objetivos do evento?

O nosso objetivo geral é promover espaços de divulgação, sistematização e construção do conhecimento em torno do pensamento de Paulo Freire, destacando sua contribuição em diferentes áreas, como educação, cultura, direitos humanos, organização social; a partir da interação dialógica, entre universidade, escolas da educação básica, movimentos sociais, Organizações Não Governamentais.

Temos, ainda, como objetivos específicos:

- Socializar experiências socioeducativas e culturais, referenciadas no pensamento freireano e vivenciadas em ambientes educativos formais e não formais.

- Divulgar resultados de estudos, pesquisas, e extensão baseados nas ideias de Paulo Freire, que visem a contribuir com a construção de uma sociedade mais justa comprometida com a humanização do ser humano.

- Promover o diálogo e a divulgação, em nível nacional e internacional, dos trabalhos e das investigações em educação e cultura popular, embasados num horizonte freireano.

 

Subscrevam-se no nosso blog para receber as notificações das novas postagens!

Esperamos por vocês!

Viva Paulo Freire! Viva a Educação Brasileira! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário