SESSÕES TEMÁTICAS –
EIXO 1 Educação Popular e Movimentos
Sociais
EIXO 1: Educação Popular e Movimentos Sociais
TERÇA-FEIRA
04/05 - 11:00 ÀS 13:00
TRABALHOS A SEREM
APRESENTADOS |
AUTORES |
EDUCAÇÃO POPULAR NA ESCOLA DE TEATRO POPULAR: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO
POPULAR ATRAVÉS DO TEATRO OPRIMIDO |
MARIANA
LIMA DE OLIVEIRA |
UM PROJETO DE EJA COMO ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO |
DENISE
CUNHA DANTAS FERNANDA DE LIMA SOUZA |
CURSINHO POPULAR MARIA FIRMINA DOS REIS: MOVIMENTO SOCIAL EM
ASCENSÃO |
GABRIELA LIMA VIEIRA THAINA MARIA RODRIGUES NASCIMENTO |
MOVIMENTOS DE LUTA FRENTE AO DIREITO à EDUCAÇÃO INFANTIL NO SEGUNDO
MAIOR MUNICÍPIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
MONICA
DE SOUZA MOTTA GRACIANE DE SOUZA ROCHA VOLOTÃO |
COMO A EDUCAÇÃO POPULAR ESTÁ TRASNFORMANDO AS UNIVERSIDADES
BRASILEIRAS? |
CAMILA
SANTOS PEREIRA |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA PERSPECTIVA FREIREANA: QUAIS OS
LIMITES E POTENCIALIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA? |
Caio Roberto Siqueira Lamego ROSANE BARRETO RAMOS DOS SANTOS |
EIXO 1: Educação Popular e Movimentos Sociais
TERÇA-FEIRA
04/05 - 11:00 ÀS 13:00
TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS |
AUTORES |
UMA CONVERSA FREIREANA EM BUSCA DE CONTRIBUIÇÕES
METODOLÓGICAS PARA O TRABALHO COM JUVENTUDES DAS CLASSES POPULARES |
CARLOS CÉSAR DE
OLIVEIRA |
A RELAÇÃO EDUCADOR E EDUCANDO NA EDUCAÇÃO
DEMOCRÁTICA IDEALIZADA POR PAULO FREIRE |
ALAN DO AMARAL
RIBEIRO |
PAULO FREIRE: BIOGRAFIA, EDUCAÇÃO, INSPIRAÇÕES E
LEGADO |
JAIANE TATIELE
ALEXANDRE BARBOZA SOARES MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES |
A EDUCAÇÃO POPULAR FREIREANA COMO INSTRUMENTO DE
PARTICIPAÇÃO SOCIAL: AS EXPERIÊNCIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE BURITICUPU-MA |
MARLUCIA AZEVEDO
DOS REIS |
A QUEM PERTENCE A ESCOLA? A LUTA PELO CONTROLE DA
ESCOLA NO ASSENTAMENTO 1º DE MARÇO, SÃO JOÃO DO ARAGUAIA-PA |
MOISÉS PEREIRA DA
SILVA |
MEMÓRIA E OBSERVAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A
ESCOLA PARQUE AMAZÔNIA PARA O BAIRRO DA TERRA FIRMA E A PRÁTICA DO PEDAGOGO |
JÉSSICA DA SILVA
PAES |
LIBERDADE OPRESSORA: OS RISCOS DE UMA EDUCAÇÃO
DOMICILIAR A PARTIR DA REFLEXÃO DA OBRA DE FREIRE |
DANILO SILVA DE
CALDAS |
SESSÕES TEMÁTICAS - EIXO 2 EJA no século XXI e EIXO 4 Diversidade e Justiça Social
EIXO 2 - EJA no século XXI
SEGUNDA-FEIRA 03/05
- 16:00 ÀS 18:00
TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS |
AUTORES |
A LUTA DO OPRIMIDO E A NATURALIZAÇÃO DA OPRESSÃO: RELATO DE
INTERAÇÕES REMOTAS ENTRE DOCENTES E ESTUDANTES DA EJA. |
ROBERTO
EDUARDO ALBINO BRANDÃO FLAVIA MAIA CERQUEIRA RODRIGUES CLAUDIA CERQUEIRA LOPES |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA NAS ESCOLAS
MUNICIPAIS DA CIDADE DE SÃO GONÇALO/ RJ |
MÁRCIA
LUCAS DE OLIVEIRA |
ESCREVA SEU FUTURO: PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO PARA MULHERES DA
MARÉ EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE. |
EDVÂNIA
FERREIRA BEZERRA MARIA CLEANI DA SILVA DA COSTA DEBORA DE OLIVEIRA SANT'ANNA |
EDUCAÇÃO
POPULAR E EJA EM TEMPOS PANDÊMICOS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EM UM
ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO |
YASMIN BARROS CORTEZ NOELIA RODRIGUES PEREIRA REGO |
A PRÁTICA EDUCATIVA, SUA POLITICIDADE E COMPROMISSO COM A
INCLUSÃO E A AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. |
VÂNIA
DE MATTOS AZEVEDO |
EIXO 2 - EJA no século XXI
SEGUNDA-FEIRA 03/05
- 16:00 ÀS 18:00
TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS |
AUTORES |
O PROJETO EXTENSIONISTA “SOCIOLOGIA,
JUVENTUDE E CIDADANIA” E SUA INSPIRAÇÃO EM PAULO FREIRE |
WALACE FERREIRA ALBERTO ALVADIA FILHO JULIANA DIAS LIMA |
A ABORDAGEM FREIREANA E O ENSINO POR
INVESTIGAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE ROTEIROS
DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CEJA ITABORAÍ |
DANIEL DE SOUZA SANTOS CANDIDO |
A SUPERAÇÃO DAS BARREIRAS DA OPRESSÃO NO
ENSINO EMANCIPATÓRIO DE LÍNGUAS. |
CAROLINA RODRIGUES SILVA CASTRO JADE SOARES DO NASCIMENTO JUSSARA BUENO DE QUEIROZ PASCHOALINO |
ENSINO DA MATEMÁTICA NO COMBATE AS FAKE
NEWS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
CARLOS EDUARDO S. NOGUEIRA VICTOR
DOS ANJOS RODRIGUES |
ECOLOGIA: OS DESDOBRAMENTOS DE UM
DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL |
RONNYELLE DE FREITAS FERREIRA |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EDUCATIVAS COMO
MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA |
ALINE
OLIVEIRA DE MORAES BORGES |
EIXO 2 - EJA no século XXI
SEGUNDA-FEIRA 03/05
- 20:00 ÀS 21:30
TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS |
AUTORES |
A EJA/CP NO
PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
ALINE
PEREIRA LOPES DANILO VALETIM SOUZA GUIOMAR RITA DO CARMO SCHEEREN |
FORMAÇÃO DOCENTE:
PERCURSOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
THIAGO BERNARDES LOPES DA COSTA ANDRÉ OLIVEIRA DE CARVALHO |
FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO
CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CREJA) |
ALESSANDRA SILVA DE LIMA |
PRÁXIS PEDAGÓGICA
NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EJA. |
DOUGLAS HELIODORO FIRMINO DA COSTA CLÁUDIA ARAUJO DOS SANTOS BAYERL JÉSSICA DO NASCIMENTO FRANÇA FONSECA |
EIXO 2 - EJA no século XXI
SEGUNDA-FEIRA 03/05
- 20:00 ÀS 21:30
TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS |
AUTORES |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE:
DIALOGICIDADE, AMOROSIDADE E CRITICIDADE. |
Janes Aparecida Xavier Da Silva Neves |
EJA E PAULO FREIRE: POR UMA PEDAGOGIA EMANCIPADORA PARA OS
OPRIMIDOS |
Marcos Vinicius Reis Fernandes MARCIA SOARES DE ALVARENGA |
AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EJA TRABALHADORES NA
CONTEMPORANEIDADE |
Jacqueline
Cardoso Ferreira TAYNARA BASTOS TEODORO LOHANA ANTUNES DA MATA |
DISCENTES DE EJA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL REMOTO: ACESSO OU
RETROCESSO? |
mario
sergio mangabeira junior GLAUCIO MARTINS DA SILVA BANDEIRA |
EIXO 2 - EJA no século XXI e EIXO 4 -
Diversidade e Justiça Social
SEGUNDA-FEIRA 03/05
- 20:00 ÀS 21:30
TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS |
AUTORES |
DESAFIOS DA ESCOLA DA EJA FRENTE AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
Jaqueline Luzia da Silva ariene maciel melo rayanne ferreira lins |
A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A LUTA FREIREANA NO
LETRAMENTO SOCIO-CRÍTICO DAS CAMADAS POPULARES |
Laurinaldo Félix Nascimento |
REMIÇÃO DE PENA POR LEITURA: UM
INSTRUMENTO PARA PRÁTICA DA LIBERDADE |
Nayra
Lorhanne C. Bertoleza |
DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TECENDO REFLEXÕES |
Mirna Cristina Silva Pacheco |
A PRÁTICA EDUCATIVA, SUA POLITICIDADE E
COMPROMISSO COM A INCLUSÃO E A AUTONOMIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
Vânia de Mattos Azevedo |
EIXO 2 - EJA no século XXI e EIXO 4 -
Diversidade e Justiça Social
TERÇA-FEIRA 04/05 - 11:00 ÀS 13:00
TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS |
AUTORES |
EDUCAÇÃO E PANDEMIA. COMO AMPLIAR NOSSA
LEITURA DO MUNDO? |
RAFAEL
LEITE MENDONÇA JANAÍNA MARIANO CÉSAR |
O CONCEITO FREIREANO DE DIALOGICIDADE E
A EJA NO SÉCULO XXI |
LUIZA
DE ALMEIDA DA CRUZ CAMPOS CAROLINE ANDRADE FERNANDES |
AS POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA
FREIREANA PARA A ASSUNÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A PAZ |
LUCAS
SALGUEIRO LOPES |
RACISMO NO BRASIL: DESDE QUANDO? ATÉ QUANDO?! O OLHAR FREIRIANO
E A PRÁXIS ANTIRRACISTA |
MIGUEL WERNECK ISABELLY DA SILVA GOMES |
A
PERSEPCTIVA FREIREANA NA OFICINA SOBRE RACISMO |
THAYANNE TASSIA GAMA LOPES ISABEL CRISTINA NEVES PEREIRA COELHO |
CULTURA
E DIVERSIDADE NA EJA |
CRISTINA DA SILVA SOARES |
O
LADO FEMININO DA EJA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA PUBLICA DO ESTADO DO RIO DE
JANEIRO |
JUREMA DOS SANTOS SILVA ALESSANDRA CRISTINA COSTA MENDES |
EIXO 2 - EJA no século XXI
TERÇA-FEIRA 04/05 -
11:00 ÀS 13:00
TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS |
AUTORES |
EDUCAÇÃO UBIQUA:
UMA LEITURA FREIREANA |
DONATO JOSÉ MEDEIROS |
AS CONTRIBUIÇÕES
DE PAULO FREIRE PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL DA EJA NA EPT |
MARIA APARECIDA CRUZ |
AS CONTRIBUIÇÕES
DE PAULO FREIRE E MILTON SANTOS: POR UMA CONSCIÊNCIA ESPACIAL CIDADÃ NAS
TURMAS DE EJA-EPT |
RICARDO SANTOS DE ALMEIDA |
A IMPORTÂNCIA DA
INTERDISCIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS |
MÍDIAN LENA PEREIRA PRESSATO LIDIANE GALINDO DA SILVA |
A LITERATURA E O
CINEMA NA FORMAÇÃO LEITORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
DANILO VALENTIM SOUZA JUÇARA MOREIRA TEIXEIRA |
A PERMANENTE FACE
DE UM BRASIL EXCLUDENTE |
MÔNICA ALVES SALLY |
EDUCAÇÃO POPULAR
E EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS |
SARA INGRID BORBA |
SESSÕES TEMÁTICAS -
EIXO 3 e 6 - Sustentabilidade Socioambiental e
Educação Popular e Saúde
EIXO 3 e 6 - Sustentabilidade Socioambiental e
Educação Popular e Saúde
SEGUNDA-FEIRA 03/05 - 16:00 ÀS 18:00
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR |
O MIMETISMO DA OPRESSÃO E DO OPRIMIDO DAS ESCOLAS
NO MOMENTO PANDÊMICO |
PEDRO NOGUEIRA DE MARINS |
O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NOS
ANOS INICIAIS: INTERFACES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A PERSPECTIVA FREIREANA |
CAIO ROBERTO SIQUEIRA LAMEGO |
PRODUÇÃO DE SAÚDE EM
PANDEMIA PELA DIALOGIA: VAMOS CONVERSAR? |
DÉBORA DE SOUZA FERREIRA
RAMOS MARCIA ROXANA CRUCES CUEVAS |
RELAÇÕES E INTERAÇÕES COM E ENTRE CRIANÇA E
NATUREZA: UM OLHAR SOBRE O AFETO E A SUSTENTABILIDADE |
KARIN CRISTINA SANTOS DE ALBUQUERQUE |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA NA
PERSPECTIVA FREIREANA |
CATIA RUFINO PEREIRA |
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO POPULAR EM TEMPOS DE
COVID-19 |
ARTHUR GABRIEL BATISTA DE BRITO ARIEL PIMENTA BAPTISTA TEIXEIRA |
EIXO 3 e 6 - Sustentabilidade Socioambiental e
Educação Popular e Saúde
TERÇA-FEIRA 04/05 - 11:00 ÀS 13:00
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR |
AMOROSIDADE E MEIO AMBIENTE: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO
FREIRE PARA A SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL |
RODRIGO AVILA COLLA |
SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM ORGANIZAÇÕES NÃO
GOVERNAMENTAIS: REFLEXÕES PARA AÇÕES FUTURAS |
STÉPHANIE DE ASSIS XAVIER |
EDUCAÇÃO EM(E) SAÚDE NO MONITORAMENTO DE VETORES
(ARBOVIRUS): POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA |
ABORDAGEM DA AÇÃO CRÍTICA (AAC): UM FAZER METODOLÓGICO
FREIREANO EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE. |
INGRID RODRIGUES DA ROSA CURZ |
GASTRONOMIA PERIFÉRICA: ALIMENTANDO PESSOAS E
TRANSFORMANDO CIDADES À LUZ DE PAULO FREIRE |
EDERSON RODRIGUES CORDEIRO |
O DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E O
RECONHECIMENTO DO SUJEITO NAS INTERVENÇÕES EDUCATIVAS E DE SAÚDE |
BEN HESED DOS SANTOS |
SESSÕES TEMÁTICAS -
EIXO 5 - Currículo, didática e prática pedagógica na perspectiva da
interculturalidade
EIXO 5 - Currículo, didática e prática
pedagógica na perspectiva da interculturalidade
SEGUNDA-FEIRA 03/05 - 16:00 ÀS 18:00
AUTOR |
|
O CONCEITO DE DODISCÊNCIA E A PRÁTICA
EDUCATIVO-CRÍTICA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID: A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ATRAVESSADA POR PAULO FREIRE |
VITÓRIA DE LIMA FERNANDES LUIZA SÁ DO NASCIMENTO |
POR UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA:
EXPERIÊNCIAS COM PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
CAROLINA MARIA DE SALES |
PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
PROFISSIONALISMO E AMOROSIDADE |
ANDRESSA PIMENTEL LISBOA JANILCE DE OLIVEIRA CASTELLO |
A PRÁTICA DOCENTE SENSÍVEL POR TRÁS DA MASSINHA
DE MODELAR: ESCUTA AUTONOMIA E POTENCIALIDADE. |
KAROLINA SOARES DE ARAUJO THAIS DE AMORIM FERREIRA BEATRIZ VITÓRIA SANTOS DE OLIVEIRA |
PAULO FREIRE NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS
ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (PAEE) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA
COVID-19 |
PAULO HENRIQUE GUIMARÃES DE LEMOS AMAURI DE OLIVEIRA AMARAL ADRIANA DA SILVA MARIA PEREIRA |
DAR A CONVERSA. APROXIMAÇÕES FREIREANAS DESDE
EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM UMA SALA DE
RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
RAQUEL ROSA REIS MONTEIRO |
EIXO 5 - Currículo, didática e prática pedagógica
na perspectiva da interculturalidade
SEGUNDA-FEIRA 03/05
- 16:00 ÀS 18:00
EIXO 5 - Currículo, didática e prática pedagógica
na perspectiva da interculturalidade
SEGUNDA-FEIRA 03/05
- 20:00 ÀS 21:30
AUTOR |
|
DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA AO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
ANNA CAROLINA CARVALHO DE SOUZA FLAVIA FERNANDES DE OLIVEIRA ANA RIBEIRO |
PERCEPÇÕES INICIAIS DE DOIS “PIBIDIANOS” ACERCA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 SOB A PERSPECTIVA DE PAULO
FREIRE: PARA ONDE FOI O AMOR? |
YASMIN DE CAMPOS RENNÓ COSTA LUAN DE OLIVEIRA NICACIO MARTINS |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: O
ENEM NO CAP UERJ |
ANA PATRÍCIA DA SILVA MÁRCIA MIRANDA |
O ENSINO DO CHEERLEADING COMO PRÁTICA LIBERTADORA. |
CAMILLA RIBEIRO RAMOS ANTUNES LUCAS PEREIRA DE SOUZA LIMA JOÃO VICTOR DE OLIVEIRA PINTO |
CONCEPÇÕES FREIREANAS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: TEMATIZANDO O
ULTIMATE FRISBEE |
ANGÉLICA DE SOUZA SILVA |
EIXO 5 - Currículo, didática e prática pedagógica na perspectiva
da interculturalidade
SEGUNDA-FEIRA 03/05
- 20:00 ÀS 21:30
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR |
AUTONOMIA OU OPRESSÃO DOS CORPOS NEGROS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DESTINADA À EDUCAÇÃO INFANTIL? |
CARLOS AUGUSTO FRANÇA FERREIRA NEIDE CRISTINA DA SILVA |
HISTÓRIA DO DIREITO E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA:
ENEGRECENDO A PRÁXIS FREIREANA |
VANESSA SANTOS DO CANTO |
AUTONOMIA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A
PARTIR DA INTERCULTURALIDADE |
JESSICA MACHADO DE SENA E SILVA |
SOBRE BEATRIZ NASCIMENTO: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS
EM UMA TURMA DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
CLÁUDIA REGINA MARTINS MAGALHÃES DO NASCIMENTO |
EIXO 5 - Currículo, didática e prática pedagógica na
perspectiva da interculturalidade
SEGUNDA-FEIRA 03/05
- 20:00 ÀS 21:30
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR |
AUTONOMIA A SERVIÇO DE QUEM? UMA ANÁLISE DAS NOÇÕES
DE AUTONOMIA NA BNCC À LUZ DE PAULO FREIRE |
ROBSON VERISSIMO SILVA |
A FUNÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DA PRÁXIS NOS PROCESSOS
FORMATIVOS |
MARIA LEUDYSVANIA DE SOUSA LIMA GADÊLHA |
A PRÁTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO E AUTONOMIA DO ENFERMEIRO
PARA EDUCAÇÃO POPULAR: PRECEITOS DE DEWEY A FREIRE |
LUIZ CESAR RODRIGUES VIEIRA |
NARRATIVAS LITERÁRIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NO
ESTÁGIO CURRICULAR |
LAURA SILVANA RIBEIRO CASCAES |
PRÁTICA DE LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA
POSSIBILIDADE DE LEITURA “A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER” DE PAULO FREIRE |
VIVIANA FREITAS ARAÚJO |
EIXO 5 - Currículo, didática e prática pedagógica na
perspectiva da interculturalidade
TERÇA-FEIRA 04/05 - 11:00 ÀS 13:00
AUTOR |
|
PAULO FREIRE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA
A EDUCAÇÃO BÁSICA |
CARLOS EDUARDO IZAGUIRRE DA SILVA |
PAULO FREIRE NA SALA DE AULA: DIALOGICIDADE E
AFETIVIDADE NO ENSINO REMOTO |
SIMONE BRAZ FERREIRA GONTIJO |
EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO GEOLÓGICA COM BASE
FREIRIANA NO RIO DE JANEIRO |
VITOR MANOEL RODRIGUES DO NASCIMENTO |
A SENSIBILIDADE COMO PRINCIPAL RECURSO DIDÁTICO DIANTE À PANDEMIA DA
COVID-19 E O ENSINO REMOTO |
LUÍSA AINÁ SANTANA LESSA |
"ESCRITORES DA LIBERDADE": UM OLHAR IMPLICADO SOBRE O
CURRÍCULO E OS SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DO PROFESSOR |
CARLOS CÉSAR DE OLIVEIRA |
PALAVRAMUNDO: PAULO FREIRE EM CONTEXTO DIGITAL COMO CONTRIBUIÇÃO À
FORMAÇÃO DOCENTE |
DANIELE SUEIRA DE LIRA JULIANA BENTO DE ARAÚJO ANDRESSA FOLLY FONSECA |
EIXO
5 - Currículo, didática e prática
pedagógica na perspectiva da interculturalidade
TERÇA-FEIRA 04/05 - 11:00 ÀS 13:00
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR |
NARRATIVAS PARA
PENSAR OS PROCESSOS FORMATIVOS NO PIBID EM DIÁLOGO COM PRINCÍPIOS DE PAULO
FREIRE |
GIULLIANNA BORGES
LOPES MILENA DE ALMEIDA SANTOS |
DIÁLOGOS SOBRE A
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EJA DE ACORDO COM A CONCEPÇÃO FREIREANA |
VICTOR MEIRELES DA
COSTA E SILVA FERNANDES VICTOR DOS ANJOS RODRIGUES |
A CONSTRUÇÃO DO
FAZER DOCENTE SOB O OLHAR FREIRIANO: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA |
ISABEL CRISTINA
NEVES PEREIRA COELHO BEATRIZ DE LIMA PEQUENO JACQUELINE CARDOSO FERREIRA |
DIALOGICIDADE EM
FOCO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
MARCELA OLIVEIRA DE MEDEIROS TATIANA BORGES AMADO MAILLARD NATHÁLIA PEREIRA DOS SANTOS COTRIM |
REMEMORAR O PRÓPRIO
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: CAMINHOS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR |
REGINA CARVALHO
CALVO DE FAVERI |
RESSIGNIFICAÇÃO DO
CURRÍCULO A PARTIR DA INTERCULTURALIDADE |
CREMILDA BARRETO
COUTO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário